Imprimir

Projeto Rondon

Data de publicação .

Projeto do Governo Federal sob coordenação do Ministério da Defesa (MD), o Rondon tem o objetivo de levar estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES) a comunidades do interior do país para desenvolver ações voltadas para a construção e promoção da cidadania e para iniciativas de desenvolvimento local sustentável. As regiões prioritárias de atuação do projeto são aquelas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e exclusão social, além de áreas isoladas do território nacional que necessitem de maior aporte de bens e serviços. 

O projeto busca também consolidar o sentido de responsabilidade social e cidadania nos universitários brasileiros por meio de experiências práticas de convívio e atuação em municípios com diferentes realidades das diversas regiões do país. 

Por meio de participação nos Editais do projeto, a presença dos estudantes da Fundação João Pinheiro nas operações do Rondon acontece desde 2006, de forma voluntária, e se destaca pelo foco das ações no âmbito da administração pública, especialmente aquelas que gerem benefícios permanentes para as comunidades. 

Nesse contexto, as equipes da FJP atuam junto a lideranças comunitárias, funcionários da administração municipal e sociedade civil organizada por meio da promoção de cursos, oficinas, palestras e outras ações que contemplem temas como o acesso a programas/financiamentos do governo Federal, procedimentos para licitações, microcrédito e associativismo, entre outros.