Imprimir

Processo Seletivo

Os candidatos ao curso de graduação em Administração Pública (Csap) da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, da Fundação João Pinheiro, são selecionados por meio de um concurso público.

Tal concurso público visa ao provimento de cargos da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e é ofertado por meio de seu edital, anualmente. A quantidade de vagas é definida pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), órgão de lotação dos cargos de EPPGG.

Em sua atual estrutura, o concurso possui duas etapas. A primeira é constituída de provas objetivas e de redação que correspondem ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano corrente à realização do concurso público e de caráter classificatório e eliminatório. A segunda compreende a conclusão no Curso de Graduação em Administração Pública, ministrado pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, no prazo e nas condições de aproveitamento determinadas pela Lei Estadual nº. 18.974/2010, e alterações posteriores contidas tanto nos decretos estaduais nº. 45.600/2011 e nº. 46.030/2012 como no Regimento Interno e nos regulamentos da Escola de Governo. 

As provas do processo seletivo são elaboradas de acordo com os conteúdos programáticos divulgados antecipadamente no edital do Enem para a primeira etapa. Suas questões destinam-se a, em nível de ensino médio, avaliar conhecimentos e habilidades do candidato, verificando sua capacidade de raciocínio, pensamento crítico, compreensão e de análise e síntese.

As duas etapas do concurso público podem ser assim sintetizadas:

  • a prova objetiva e a de redação correspondem às do Enem adotado no concurso público, de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Elas possuem caráter classificatório e eliminatório, e seus resultados serão utilizados para a seleção dos primeiros colocados no limite das vagas ofertadas, respeitada a reserva de vagas às pessoas com deficiência para ingresso no CSAP, a segunda etapa do concurso público; 
  • com duração mínima de quatro anos e carga horária total de 3.265 horas, o Csap visa à formação de servidores para ingresso nos cargos de EPPGG, da Seplag.

 

Acompanhe informações referentes ao processo seletivo vigente

   
       

Veja as publicações referentes ao processo seletivo publicado em 2015 para entrada no curso em 2016

   
       

Relação Candidato X Vaga, Provas e Gabaritos e Notas de Corte dos últimos Concursos Públicos:

Abaixo, pastas compactadas que contêm os arquivos em PDF referentes ao processo seletivo de cada ano informado.

Candidatos por vaga CSAP e notas de corte

2016 | 2015 | 2014 20132012201120102009200820072006 | 2005