Imprimir

Fundação João Pinheiro abre inscrições para municípios interessados em receber assessoria técnica

Data de publicação .

A prestação do serviço é gratuita e realizada por alunos do curso de Administração Pública

 

O Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal (Prinagem) da Fundação João Pinheiro (FJP) está com inscrições abertas para os municípios que desejam receber assessoria técnica em projetos de melhoria, gestão de processos, gestão de pessoas, gestão orçamentária e logística, entre outros tópicos. Criado em 2016, o programa já atendeu 20 municípios mineiros de 11 diferentes Territórios de Desenvolvimento, em três edições. 

Com a orientação de professores da Escola de Governo da FJP, os alunos do curso de Administração Pública selecionados participam durante o semestre de reuniões preparatórias, estudam as demandas encaminhadas pelas prefeituras e elaboram um diagnóstico da situação local. Durante as férias escolares, dois deles permanecem no município por um período de quatro semanas, onde têm a oportunidade de vivenciar a rotina da gestão para verificar, na prática, como a aplicação do que aprendem em sala de aula pode contribuir para o seu aprimoramento. 

De acordo com o gerente de Extensão e Relacionais Institucionais da Escola de Governo, Mauro César da Silveira, a Fundação João Pinheiro, ao criar um projeto que envia os estudantes para trabalharem junto à gestão municipal, tanto contribui para a formação social dos estudantes e futuros servidores públicos quanto cumpre a missão da instituição e o objetivo do Governo de Minas de fortalecer as administrações locais. “Estamos fazendo uma avaliação das três edições já realizadas e a perspectiva é de que os objetivos estejam aos poucos se concretizando. Os alunos que participaram desta imersão consideram que a experiência os estimulou a pensar em soluções e propostas diante das dificuldades e problemas da administração pública local, possibilitando a eles perceber realidades sociais diversas”, destaca.

Atividades - Nos municípios que já receberam o Prinagem, os alunos atuaram, entre outros, na organização do setor de recursos humanos, realizando contagem de férias atrasadas dos servidores e pesquisas de clima organizacional; no levantamento de demandas das unidades básicas de saúde e de hospitais; na estruturação dos sites das prefeituras, buscando colaborar para uma administração transparente; no acompanhamento e sugestão de boas práticas nos setores de licitação e compras; e deram suporte para elaboração de diagnósticos para o Plano Plurianual, no processo de regularização fundiária urbana e no processo de cadastramento de famílias junto à assistência social do município.

A Fundação João Pinheiro, além do apoio à administração municipal, arca com o seguro de vida dos alunos. Já às prefeituras cabe garantir o transporte, hospedagem e alimentação dos estudantes. 

A próxima edição do Prinagem será realizada de 8 a 31 de janeiro de 2018 e as prefeituras interessadas têm até o dia 15 de setembro para se inscreverem junto à Gerência de Extensão e Relações Institucionais da Escola de Governo da FJP, por meio dos e-mails  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  ou  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3448 9594. 

Rádio - Nesta sexta-feira, 1º de setembro, o presidente da Fundação João Pinheiro, Roberto Nascimento, e os alunos do curso de Administração Pública Caroline Ribeiro Barbosa, Ian Sager Queiroz e Francisco Pedro Gonçalves estarão ao vivo às 12h30, na rádio Inconfidência AM 880, falando sobre o Prinagem e experiências vivenciadas. A entrevista também terá transmissão simultânea pela página da instituição no Facebook: www.facebook.com/fjpoficial/. 

 

 

Itamarandiba, no território de desenvolvimento do Alto Jequitinhonha, foi o primeiro município a receber o Prinagem, em julho de 2016.

Em janeiro deste ano, os alunos retornaram à cidade para novas atividades.

 

 

 

Assessoria de Comunicação | Fundação João Pinheiro

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | www.fjp.mg.gov.br

Informações para a imprensa: (31) 3448-9561 | 3448-9588

 

Siga a FJP no Twitter: https://twitter.com/_fjp_

Acompanhe a FJP no Facebook: http://www.facebook.com/fjpoficial