Inscrições abertas para cursos a distância da Fundação João Pinheiro

A Fundação João Pinheiro está com inscrições abertas para cinco cursos a distância com início previsto para os meses de outubro e novembro: Gênero e Políticas Públicas para as Mulheres, Formação de Professores Autores e Professores Tutores em Educação a Distância e Direito Ambiental (outubro) e Políticas Urbanas e História Oral (novembro). Todos eles abordam áreas que têm se destacado não só por sua relevância no atual contexto mundial, mas também pelas inúmeras possibilidades de atuação no mercado de trabalho, dentro e fora do setor público.

A modalidade de ensino a distância ganhou expressividade nos últimos anos por ampliar as possibilidades de qualificação para profissionais que nem sempre têm disponibilidade para comparecer regularmente a aulas presenciais. Outra vantagem deste tipo de curso é a variedade de ferramentas virtuais de aprendizagem disponíveis, como videoaulas, audioaulas, e-books, glossários, wikis e fóruns, que se adequam a diferentes contextos, possibilitandoa flexibilização dos horários de estudo.

O formulário de inscrição para os cursos a distância da FJP está disponível no endereço http://eg.fjp.mg.gov.br/index.php/inscricoes-ead . O número de vagas é limitado por curso e seu preenchimento se dá por ordem de envio da ficha de inscrição e do comprovante de pagamento. A confirmação de matrícula é feita por email, junto com as orientações de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem da Fundação João Pinheiro.

Inscrições até 10 de outubro | Início das aulas: 17 de outubro

Direito Ambiental (20 horas / 6 semanas) - Com a proposta de fomentar o debate sobre os marcos regulatórios internacionais e nacionais sobre meio ambiente, o curso aborda novos conceitos, normas jurídicas e os aspectos de responsabilidade, proteção e garantia na área ambiental.

Valor: R$ 90

Inscrições até 13 de outubro | Início das aulas: 17 de outubro

Gênero e Políticas Públicas para as Mulheres (30 horas / 6 semanas) - Com o objetivo de instrumentalizar gestores públicos, estudantes ou profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar com políticas públicas de gênero, o curso aborda as desigualdades sociais, as diferenças de oportunidades entre homens e mulheres, a relação entre as políticas públicas e as desigualdades sociais, o papel dessas políticas como indutoras da igualdade de gênero e os desafios para as políticas públicas de gênero.

Valor: R$ 130

Formação de Professores Autores e Professores Tutores em Ensino a Distância (36 horas / 6 semanas) - Voltado para a formação de profissionais graduados (curso superior em qualquer área de conhecimento) que desejem atuar na produção de material didático e na mediação de cursos e ações educacionais na modalidade a distância, o curso apresenta as ferramentas disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), as práticas pedagógicas inerentes a esse tipo de plataforma e trabalha de forma dinâmica as metodologias de elaboração de conteúdos EaD e a tutoria de cursos nessa modalidade.

Valor: R$ 180

Inscrições até 31 de outubro | Início das aulas: 7 de novembro

Políticas Urbanas (30 horas / 5 semanas) - Focado na capacitação de gestores públicos, conselheiros de direitos e demais interessados, o curso apresenta a organização do atual Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, o Movimento Nacional de Reforma Urbana, o Estatuto das Cidades e o Estatuto da Metrópole. As aulas também irão abordar instrumentos como o Plano Diretor e conceitos de políticas setoriais habitacionais, de regularização fundiária, de mobilidade e transporte, saneamento e políticas metropolitanas.

Valor: R$ 120

História Oral (30 horas / 6 semanas) - Com o objetivo de apresentar um panorama da teoria da metodologia da história oral, sua aplicabilidade no desenvolvimento de projetos interdisciplinares e suas potencialidades nos processos de aprendizagem em instituições educacionais e de pesquisa, o curso é voltado para professores, pesquisadores e profissionais que utilizam entrevistas como fonte documental.

Valor: R$ 130

Informações para a imprensa: (31) 3448-9561 / 3448-9588