Educação a Distância

A incorporação de ferramentas e processos com uso intensivo de tecnologia em diversos âmbitos da vida social, baseados nas tecnologias de comunicação e informação (TIC’s) viabilizou novas possibilidades de interação, encurtou distâncias e ampliou as possibilidades de construção de redes com finalidades diversas. No contexto de transição de uma sociedade industrial para uma sociedade da informação, a adoção de novos modelos de aprendizagem é urgente e, em consequência, a oferta de serviços de Educação a Distância – EaD – cresce rapidamente.

A EaD tem de potencial de atingir públicos dispersos geograficamente e muitas vezes, afastados dos grandes centros, onde as oportunidades de educação presencial tendem a ser maiores. Além disso, A Educação à Distância amplia as possibilidades de formação e qualificação e requalificação profissional com um dinamismo peculiar, à medida em as ferramentas e didática da EaD proporcionam maior liberdade na escolha dos horários de estudo pelo aluno e recompensam uma postura proativa e dinâmica do seu público-alvo no desafio de construir o conhecimento. Por seu alcance espacial, sua multiplicidade de recursos pedagógicos adequáveis a diferentes contextos e pelo papel de centralidade que confere ao aluno, a EaD tem se mostrado cada vez mais imprescindível à formação permanente de públicos diversificados.

No campo específico da Administração Pública, a Educação à Distância vem ganhando expressividade nos últimos anos. Ciente de que o servidor público precisa de opções de formação compatíveis com a continuidade e qualidade do serviço público, bem como da necessidade da oferta de cursos e disciplinas de qualidade que contem com a praticidade do EaD, o Núcleo de Educação à Distância da EG/FJP foi estruturado em 2012 com o desafio de oferecer cursos de Capacitação e Pós-graduação lato-sensu, desenvolvidos em ambiente virtual de aprendizagem customizado para cada curso, a fim de manter a já reconhecida qualidade dos cursos da EG/FJP.

Conheça o trabalho da Escola de Governo na área de EaD!